sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Questões sobre a palestra "A lagarta e a borboleta"

Boa noite,
Tudo bem com vocês?
Como resolvemos transferir nosso blog de plataforma, o primeiro post não será mais sobre a agência, mas sim sobre uma das aulas onde conhecemos a Martha Gabriel e um pouco sobre o que ela pensa. Pode-se ver o vídeo de sua palestra procurando no youtube: "A lagarta e a borboleta".

Questões:
1. Explique de que maneira ela conceitua a palavra criatividade.
Martha Gabriel explica que criatividade é importante, porém é apenas 1% do que é preciso para que façamos o que é necessário. É muito fácil ser criativo, o Brasil é o país mais criativo do mundo, mas apenas isso não é suficiente, é preciso ter um planejamento de quais serão os próximos passos e exercê-lo.

2. Explique de que maneira ela conceitua a palavra inovação.
Martha diz que, inovação é colocar a mão na massa, fazer as coisas andarem, projetar fisicamente o que está na nossa cabeça, tirar a inovação do lugar abstrato que é a mente.

3. Com base nas respostas anteriores, cite e explique quais foram as principais inovações ocorridas no mercado publicitário.
Vídeo interativo - Quem imaginaria que seria possível interagir com vídeos? Selecionar a opção que queremos e deixar de assistir a todo o resto para prestarmos atenção apenas naquilo que realmente é interessante para a gente? Hoje em dia é possível, depois da chegada da internet na verdade se tornou cada vez mais fácil interagir como o telespectador, porém, no Brasil pelo menos, essa tecnologia não é muito aproveitada. Resta-nos tentar entender porque ainda estamos demorando tanto para começar a usar um meio que já está razoavelmente popularizado em outros países.

4. A sua agência acadêmica busca inovar na elaboração e execução do projeto sobre crowdsourcing? Justifique.
Sim, pensamos que ser inovadores é essencial nos dias de hoje, - principalmente se quisermos prender a atenção do nosso público alvo e fazê-lo tomar a decisão que queremos -, onde tudo está acontecendo em uma velocidade tão rápida que as informações acabam ficando perdidas e o interesse some tão rápido quanto apareceu.

5. De que maneira os integrantes da agência buscam conhecer tudo aquilo que diz respeito a inovação? Justifique.
Gostamos de pesquisar sobre novas tecnologias, novas formas de apresentar o mesmo conteúdo e pessoas que são premiadas por alguma coisa, seja um prêmio de matemática, uma forma de tentar despoluir os oceanos, novas formas de encontrar petróleo, além de sempre pesquisar sobre artigos da nossa área, Marketing e Comunicação. Acreditamos que tudo isso pode nos dar sugestões de que caminhos seguir, de como desenvolver ideias, até mesmo porque, como a própria Martha Gabriel disse em sua palestra: É preciso ter repertório para ser criativo/inovador.

Se alguém tiver alguma opinião diferente do que foi postado aqui sinta-se a vontade para falar, seja por comentários ou pela página "Contato".

Atenciosamente,
Number One Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário